Por hoje ser domingo achamos interessante falar sobre a Santa Missa, normalmente o povo na maioria os jovens da nossa idade diz que não gosta porque é chato e repetitivo, mas também muitas vezes achamos chato por não prestar atenção e não acharmos uma missa com músicas melhor cantadas ou um padre que seja mais interativo, por isso aconselhamos ir à missas onde cante o pessoal de renovação carismática, shalom, renascer e etc. pois nessas missas há um aproveitamento maior. Mas também muitos não intendem seu real significado que é a celebração do amor de Cristo por meio do sacrifício de sua vida por nós. Ela é dividida em cinco partes:
RITOS DE ENTRADA Compostos pela saudação trinitária (em nome do pai...) pronunciada pelo sacerdote, a quem se une a assembléia; pela recíproca "confissão comunitária"; pela "imploração" da divina misericórdia com o canto do "Piedade, Misericórdia...", alternado entre o celebrante e os fiéis; e o hino de louvor do "Glória", cantado pelo celebrante juntamente com os fiéis
LITURGIA DA PALAVRA Contém as leituras, o "salmo responsorial", o "Aleluia", que precede a "Proclamação do Evangelho" extraído de um dos quatro evangelistas (Mateus, Lucas, João e Marcos); a esta segue a "homilia", meditação aprofundada da proclamação da Palavra. A profissão de fé com o "Credo", recitado pela assembléia juntamente com o sacerdote, é como um grande e coletivo "Amém" a que se segue "a oração dos fiéis", intercessão pelas necessidades.
LITURGIA EUCARÍSTICA Aqui começa a fase estritamente sacramental da celebração: a atenção litúrgica desloca-se para o altar por meio do "ofertório", ou seja, a oferta do pão e do vinho com a segunda oração presidencial, a "oração sobre as oferendas"; segue-se a "oração eucarística", que é recitada somente pelo celebrante. Terminado o prefácio, o celebrante convoca toda a assembléia ao louvor do "Santo" para se recolher em seguida na "palavra-memorial" sob intercessão do Espírito Santo, segue-se a grande oração das "intercessões", união da Igreja itinerante com a Igreja gloriosa, agradecimento e intercessão ao mesmo tempo.
RITOS DE COMUNHÃO Constam da oração comunitária do "Pai Nosso" (não se diz Amém, pois o padre continua a oração), ponte entre a consagração e a consumação do banquete; depois vem a "doxologia-aclamação" da assembléia, o augúrio e "a troca da paz", a "fracão do pão" com a invocação no "Cordeiro de Deus" e o convívio, sinal do banquete no Reino; terminam os ritos com a terceira oração presidencial, expressão de reconhecimento e súplica de eficácia do mistério celebrado.
RITOS DE DESPEDIDA
Podem conter avisos do celebrante à comunidade, além da saudação final, do "a missa terminou, ide em paz" e da bênção, além de música final, só se deve sair quando o celebrante sair do altar.
SHALOM!
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